
Senadora Damares Alves anuncia que está com câncer
- 27-08-2025 16:00
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) anunciou, nesta quarta-feira (27/8), durante reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado, que foi diagnosticada com câncer de mama. Emocionada, ela explicou que decidiu tornar público o diagnóstico por “coragem e transparência”, já que precisou encerrar a sessão por não estar se sentindo bem.
“Há um mês, eu fui diagnosticada com câncer. Eu estou no enfrentamento da doença. Estou tomando a coragem de fazer este anúncio público. Requer muita coragem”, declarou a senadora, visivelmente abalada.
Mais cedo, em sessão da Comissão de Assuntos Sociais, Damares já havia falado sobre o caso. Segundo ela, o diagnóstico foi feito em 18 de julho e, em apenas 18 dias, conseguiu realizar todos os exames necessários e passar por cirurgia.
“Eu fiz todos os exames em tempo recorde, em 18 dias. Fiz biópsias, ressonâncias e, em seguida, a cirurgia. Com cinco dias de operada, já estava no Senado trabalhando. Foi difícil não abraçar meus colegas nesse período, mas o diagnóstico precoce foi fundamental”, contou.
A parlamentar afirmou ainda que começará o tratamento de radioterapia na próxima segunda-feira (1º/9), mas se mostrou confiante quanto à recuperação:
“Já estou declarando vitória. Já estou declarando que estou curada”, disse.
Damares, que preside a Comissão de Direitos Humanos, pediu a compreensão dos colegas para encerrar a sessão desta quarta-feira, afirmando que estava em seu “limite físico” após uma manhã de reuniões.