Papa Leão e rei Charles rezam juntos em cerimônia ecumênica

Pela primeira vez em 491 anos, o sumo pontífice da Igreja Católica e o monarca reinante da Coroa britânica, o papa Leão XIV e o rei Charles III, respectivamente, rezaram juntos em uma cerimônia ecumênica. O culto religioso ocorreu na Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (23/10). Quem também esteve presente na ocasião foi a rainha Camilla. O Vaticano e Palácio de Buckingham definiram o momento como “histórico”. Essa é a primeira vez que um monarca britânico esteve à frente de um culto religioso com o sumo pontífice católico desde 1534, quando o rei Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica e fundou a Anglicana. Ele criou a religião com o propósito de anular o casamento com a rainha consorte Catarina.


Em uma publicação nas redes sociais, o casal de majestades destacou que o culto especial marcou “a união de mãos entre a Igreja Católica e a Igreja da Inglaterra [Anglicana], em uma celebração de ecumenismo”. O rei Charles e a rainha Camilla subiram ao presbitério, local onde são realizadas as missas na religião católica.Conforme o site oficial do Vaticano, a solene liturgia, em inglês e latim, teve a condução do papa Leão e do arcebispo de York, Stephen Cottrel. A cerimônia começou às 12h10 pelo horário local e 7h10 pelo fuso de Brasília. O culto ecumênico focou no tema Cuidado com a Criação, ao refletir o compromisso do sumo pontífice e do rei Charles com a natureza.


Em uma postagem no Instagram, o portal Vatican News escreveu: “É uma oração pela casa comum, acompanhada pelo coro da Capela Sistina, o coro da Capela de São Jorge no Castelo de Windsor e o coro infantil da Capela Real no Palácio de São Tiago”. Tanto os salmos quanto as leituras se concentraram no “louvor a Deus Criador”. Já os textos de santo Ambrósio de Milão foram traduzidos para o inglês por são John Henry Newman, um anglicano que será doutor da Igreja Católica em 1° de novembro, segundo anunciou o papa Leão XIV. Ao término da celebração, ocorreu na Sala Régia o encontro do papa e do casal de majestades com representantes de instituições empenhadas na defesa da causa comum.


Agenda da visita real


No início desta manhã, após passarem pelo Arco das Campanas, os soberanos do Reino Unido foram recebidos no Pátio de São Dâmaso por membros da Igreja Católica. Em seguida, o rei Charles III e a rainha Camilla se dirigiram para a Biblioteca Privada, no Palácio Apostólico, onde ocorreu a audiência com o papa Leão XIV. Abaixo, veja fotos da reunião:

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *