Apesar das declarações do prefeito de Manaus, David Almeida, de que “não tem medo” e conhece todas as ruas asfaltadas pelo programa Asfalta Manaus, a base governista na Câmara Municipal de Manaus (CMM) rejeitou um requerimento que solicitava a lista oficial das vias. Essa ação levantou questionamentos da oposição sobre a transparência da gestão.
O vereador Capitão Carpê, autor do requerimento, busca a lista das 310 ruas que o prefeito mencionou em uma entrevista como tendo recebido obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) em apenas dois meses. Segundo o vereador, a derrubada do pedido sugere que a prefeitura não tem a lista ou não quer torná-la pública, criando uma contradição com o discurso do prefeito.
Contratos milionários sob escrutínio
Carpê também apresentou outro requerimento, o de número 9.968/2025, pedindo a convocação do subsecretário da Seminf, Heliatan Botelho Corrêa. O objetivo é que ele esclareça os critérios e motivos para a renovação de contratos do programa ‘Asfalta Manaus’, que já ultrapassam **R$ 371 milhões** em 2025. O vereador destaca que, embora o vice-prefeito Renato Júnior seja o secretário da pasta, é o subsecretário quem tem assinado os contratos milionários.
No primeiro semestre de 2025, mais de 40 contratos foram renovados. Alguns foram assinados em abril, mas só foram publicados oficialmente em maio.







