
Bolsonaro diz que recebeu “com muita alegria” nota de Donald Trump
- 07-07-2025 16:45
O ex-presidente Jair Bolsonaro agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por uma publicação favorável a ele nas redes sociais, nesta segunda-feira (7). No post, o republicano saiu em defesa do político brasileiro, que atualmente é réu no Supremo Tribunal Federal (STF).
O ex-presidente agradeceu o "ilustre presidente e amigo" e disse que Trump passou por "algo semelhante", tendo sido "implacavelmente perseguido". Apesar disso, Trump conseguiu ser eleito presidente dos EUA pela segunda vez.
"Este processo ao qual respondo é uma aberração jurídica (Lawfare), clara perseguição política, já percebida por todos de bom senso", afirmou Bolsonaro.
Trump usou sua própria rede social para publicar o post em defesa de Bolsonaro. Segundo o republicano, o ex-presidente é alvo de perseguição.
A publicação repercutiu no governo brasileiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que derrotou Bolsonaro em 2022, afirmou que o Brasil não aceita "interferência ou tutela de quem quer que seja".
Lula não citou Trump no comentário. Já a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que Trump deveria se concentrar em resolver os problemas dos EUA.
Eduardo também se posicionou
O filho dele e deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também reagiu à publicação nas redes sociais, mas disse que "não pode dar mais detalhes" sobre a manifestação do líder norte-americano. "O que posso dizer é que esta não será a única novidade vinda dos EUA neste próximo tempo. Aproveito para agradecer a todos que se empenham nesta batalha" escreveu Eduardo, que se licenciou do mandato e está morando nos Estados Unidos.