
Acampamento confirma morte de 27 meninas e monitoras em enchente no Texas
- 07-07-2025 13:11
O Camp Mystic, acampamento de verão exclusivo para meninas às margens do rio Guadalupe, no Texas, confirmou que 27 crianças e monitores morreram nas enchentes repentinas que atingiram a região desde sexta-feira (4).
“Camp Mystic está de luto pela perda de 27 acampastes e monitores após a catástrofe das enchentes no rio Guadalupe”, afirmou o acampamento cristão em comunicado nesta segunda-feira (07). “Nossos corações estão partidos junto às famílias que enfrentam essa tragédia inimaginável.
Estamos orando por elas constantemente.” O acampamento informou que as buscas pelas meninas desaparecidas continuam.
Chuvas intensas fizeram o rio Guadalupe subir 8 metros em menos de uma hora, invadindo parques e acampamentos lotados de visitantes do feriado de 4 de julho.
Autoridades estaduais informaram que pelo menos 82 pessoas morreram, e que o número de vítimas deve aumentar.
Novas tempestades são esperadas para esta segunda-feira, com até 10 centímetros de chuva em ampla área e pontos isolados podendo receber até 25 centímetros, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia. Alertas de enchentes abrangem o centro do Texas, incluindo Austin e San Antonio.
Cerca de 750 crianças estavam no Camp Mystic, localizado a 137 km a noroeste de San Antonio, quando a enchente inesperada atingiu o local. O acampamento é um dos vários na região de Hill Country que atendem famílias de classe média e alta de Dallas, Houston e Austin, que enviam seus filhos para estadias de um mês em locais como Camp Longhorn e Camp Waldemar.
As meninas do Mystic foram foco das buscas por sobreviventes, com fotos circulando amplamente nas redes sociais.
O diretor do acampamento, Richard Eastland, morreu tentando salvar os acampantes, segundo o jornal Kerrville Daily Times. Autoridades locais, estaduais e federais enfrentam críticas após a tragédia, incluindo questionamentos sobre a ausência de sirenes de alerta no condado propenso a enchentes e se as previsões transmitiram adequadamente o risco do desastre. O presidente Donald Trump aprovou a declaração de desastre para a região e disse que pode visitar o Texas na sexta-feira. O governador do Texas, Greg Abbott, afirmou que a legislatura estadual tratará do tema dos sistemas de alerta em uma sessão especial.
Autoridades locais, estaduais e federais enfrentam críticas após a tragédia, incluindo questionamentos sobre a ausência de sirenes de alerta no condado propenso a enchentes e se as previsões transmitiram adequadamente o risco do desastre. O presidente Donald Trump aprovou a declaração de desastre para a região e disse que pode visitar o Texas na sexta-feira.
O governador do Texas, Greg Abbott, afirmou que a legislatura estadual tratará do tema dos sistemas de alerta em uma sessão especial.