
Solicitantes de visto para os EUA terão triagem de atitudes ‘antiamericanas’
- 20-08-2025 13:57
Solicitantes de visto para trabalho ou residência nos Estados Unidos passarão por uma avaliação sobre atitudes “antiamericanas”, que inclui verificação de conteúdo em redes sociais, segundo anúncio feito nesta terça-feira, 19, por autoridades americanas.
Os agentes de imigração poderão verificar se os candidatos tiveram “qualquer envolvimento em organizações antiamericanas ou terroristas”, ou se há “evidências de atividade antissemita”, afirmou a atualização da política pelo USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA).
A verificação das redes sociais, já introduzida na triagem de imigração em junho pela administração Trump, será expandida para incluir buscas por qualquer “atividade antiamericana”, informou o comunicado.
É o mais recente passo na repressão às regulamentações de imigração pela administração, com muitas novas ações que podem desencorajar imigrantes e estudantes internacionais de irem para os Estados Unidos
O Departamento de Estado revogou mais de 6 mil vistos estudantis este ano, informou um funcionário na segunda-feira (18). E em junho, o Departamento de Estado informou que embaixadas e consulados devem examinar os candidatos a vistos de estudante quanto a “atitudes hostis em relação aos nossos cidadãos, cultura, governo, instituições ou princípios fundamentais.”
“Os benefícios da América não devem ser concedidos àqueles que desprezam o país e promovem ideologias antiamericanas”,
declarou o porta-voz do USCIS, Matthew Tragesser, em um comunicado à imprensa na terça-feira (19).
Ele acrescentou que a agência de imigração está “comprometida em implementar políticas e procedimentos que eliminem o antiamericanismo e apoiem a aplicação de medidas rigorosas de triagem e verificação na maior extensão possível.”