
Governo congela R$ 31,3 bilhões no Orçamento de 2025 e eleva IOF
- 22-05-2025 16:54
O governo federal publicou nesta quinta-feira (22), em edição extra do Diário Oficial da União, um decreto assinado pelo presidente Lula que altera a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para compras feitas no exterior. A mudança impacta operações realizadas com cartão de crédito internacional, cartões pré-pagos internacionais e na compra de moeda estrangeira.
Atualmente fixado em 3,38%, o IOF passará para 3,5%, um reajuste considerado pequeno pelo governo, que destacou ser uma adequação técnica e que ainda está distante do valor anterior de 4,38%, vigente durante parte da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O decreto detalha que a nova alíquota também vale para operações de câmbio destinadas ao cumprimento de obrigações de instituições envolvidas em pagamentos transfronteiriços, especialmente relacionadas a exportações e operações com cartão de crédito internacional.
Além do reajuste do IOF, o governo anunciou que deverá implementar outros ajustes pontuais no imposto, conforme adiantou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana passada.
Informações: CBN Notícias