Conexão AM | Sua conexão com a notícia

Trump age como ‘Imperador do Brasil’ ao impor tarifas, diz colunista do Financial Times”

  • 23-07-2025 10:59

O colunista e editor do Financial Times, Edward Luce, publicou nesta terça-feira (22/7) um artigo intitulado “Trump, Imperador do Brasil”, no qual faz duras críticas à decisão do governo de Donald Trump de impor tarifas de 50% contra o Brasil.

Segundo Luce, a política comercial do republicano segue um padrão que ele chama de “incontinência imperial”. “Para ele [Trump], tarifas são algo lindo. Elas lhe dão poder sobre o acesso do resto do mundo ao vasto mercado consumidor dos EUA”, escreveu.

“Promovendo autocracias”

Luce afirma que Trump atua para “promover autocracias”, o que deixa “democracias-irmãs [como o Brasil] compreensivelmente alarmadas”.

O colunista compara o tratamento dado ao Brasil com o aplicado à Turquia. Apesar de os EUA terem déficit comercial com Ancara, o país foi alvo de uma tarifa de apenas 10%. “Não é pecado aos olhos de Trump que Erdogan [presidente da Turquia] tenha recentemente prendido vários prefeitos da oposição. A inclinação de Erdogan para a autocracia pode até ter levado o presidente dos EUA a ter uma visão mais favorável da Turquia”, ironiza.

Para Luce, quando o governo Trump justifica as tarifas contra o Brasil citando as investigações contra Jair Bolsonaro, está, na prática, “punindo o sistema legal de uma democracia-irmã por aplicar a lei”.

Trump e Bolsonaro

O jornalista também traça paralelos entre Trump e Bolsonaro: “A diferença é que Bolsonaro está sendo responsabilizado”, diz.

Além de Trump, Luce critica o secretário de Estado americano Marco Rubio, que anunciou a revogação do visto do ministro do STF Alexandre de Moraes, relator das ações contra Bolsonaro.

“O mundo presta atenção ao que os Estados Unidos fazem, não ao que dizem. Mas, se existe um farol liberal democrático hoje na área de Rubio, ele vem de Brasília e Ottawa. Por enquanto, Washington está fora”, escreveu.

“Trump está ajudando Lula, não Bolsonaro”

Segundo Luce, a guerra tarifária de Trump acaba fortalecendo politicamente líderes como Luiz Inácio Lula da Silva. “Poucas coisas unem os eleitores em torno da bandeira mais rápido do que um ataque de uma superpotência às suas receitas”, provocou.

O colunista argumenta que as tarifas atingem especialmente pecuaristas e exportadores de café brasileiros, redutos bolsonaristas. “Trump está, portanto, ajudando Lula, não Bolsonaro. Não é surpresa que a sorte de Lula tenha sido recuperada”, escreveu.

Por fim, Luce critica a lógica do republicano: “Mesmo nos termos mercantilistas de Trump, suas ações não fazem sentido. Os Estados Unidos têm um superávit comercial com o Brasil. O país de Lula deveria, portanto, ter sido isento das tarifas do ‘dia da libertação’ de Trump”.

Compartilhe:
WhatsApp