
Dólar oscila enquanto mercado aguarda anúncio de plano contra tarifaço
- 11-08-2025 13:26
O dólar oscila no pregão desta segunda-feira (11/8). A moeda norte-americana abriu em alta, chegou a embalar uma queda e voltou a subir. Às 13h25, inverteu a crescente, e passou a crescer 0,02%, a R$ 5,43. No Brasil, o mercado financeiro aguarda a divulgação do plano de contingência contra o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos. O governo federal faz os últimos ajustes para divulgar as medidas de proteção às empresas nacionais.
Está prevista para a tarde desta segunda uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), além de outros ministros da área econômica. O dólar A moeda encerrou a sexta-feira (8/8) em alta de 0,2%, a R$ 5,43. Enquanto o Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira (B3), fechou em queda de 0,41%, aos 135.962 pontos. No mês, o dólar acumula queda de 3,18% em relação ao real. No ano, essa baixa é de 12,25%. O Ibovespa concentra elevações. Elas estão em 2,60% no mês e em 13,50% no ano.
Cenário externo
No cenário externo, os mercados dividem o foco em várias frentes. Um dos destaques da semana será a divulgação de dados de inflação ao consumidor nos EUA na terça-feira, com os agentes em busca de pistas sobre as próximas decisões de política monetária do Federal Reserve. Também há expectativa em torno da prorrogação de uma trégua comercial entre EUA e Pequim que expira nesta semana, à medida que os dois parceiros possivelmente buscarão mais tempo para tentar alcançar um acordo.
Na sexta-feira, o noticiário deve repercutir um encontro presencial entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca, conforme se intensificam discussões pelo fim da guerra na Ucrânia. "A semana começa com uma agenda econômica leve, porém com indicadores e eventos que prometem influenciar o apetite por risco global. Ao longo da semana, o mercado deve reagir tanto aos dados quanto às negociações comerciais e ao cenário político doméstico, mantendo a volatilidade elevada", disse Diego Costa, head de câmbio para o Norte e Nordeste da B&T XP. O índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas -- subia 0,28%, a 98,500.