
Trump ameaça impor tarifa de 200% se China não fornecer ímãs aos EUA
- 25-08-2025 15:53
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (25) que a China precisa fornecer ímãs ao mercado norte-americano ou enfrentará uma tarifa de “200% ou algo parecido”. A declaração reacende as tensões na disputa comercial e tecnológica entre as duas maiores economias do mundo.
A China tem adotado maior rigor no controle das chamadas terras raras, grupo de 17 elementos químicos essenciais para a produção de smartphones, veículos elétricos e outras tecnologias de ponta. O país incluiu recentemente ímãs e outros derivados desses minerais na lista de restrições de exportação, em resposta ao aumento das tarifas imposto por Washington.
Esses elementos são considerados estratégicos porque permitem a fabricação de ímãs ultrapotentes, geralmente à base de neodímio e samário, usados em equipamentos industriais e eletrônicos. O disprósio, por exemplo, é adicionado para aumentar a estabilidade térmica em aplicações de alto desempenho.
O embate tarifário entre EUA e China se intensificou no segundo trimestre, após a imposição de novas taxas pelo governo republicano. Ainda assim, em 11 de agosto, Pequim anunciou a prorrogação, por 90 dias, da suspensão de tarifas adicionais sobre produtos norte-americanos, como parte de uma trégua firmada entre os dois países. Nesse período, será mantida a tarifa de 10% atualmente aplicada.
A ameaça de Trump marca mais um capítulo da guerra comercial e reforça a disputa pela liderança no setor de tecnologias avançadas.