
New York Times pergunta se STF salva ou ameaça a democracia; Entenda
- 18-10-2024 12:29
O maior jornal do mundo publicou um longo artigo sobre o poder que o Judiciário acumulou no nosso país.
O NY Times conversou com os próprios ministros, procuradores e especialistas em direito. A conclusão foi a de que o STF é, hoje, a instituição mais poderosa do Brasil e uma das supremas cortes mais fortes do mundo.
Quando o jornal mais lido do planeta — que está longe de ter um viés de direita — dá destaque à situação da Justiça BR, o tema entra de vez nos holofotes internacionais e pauta discussões por aqui.
O artigo fala sobre como várias decisões do Supremo que foram tomadas sob o argumento de “proteger a democracia” acabaram extrapolando e, na verdade, passaram por cima dos limites da Constituição.
Entre os casos citados estão ordens de censura contra veículos de imprensa conservadores, pedidos de prisão, remoção de perfis de parlamentares de direita e investigações contra aliados de Jair Bolsonaro.
Uma das maiores polêmicas da Suprema Corte é o inquérito das fake news, que tem mais de 2 mil dias de duração e sem nenhuma previsão de ser encerrado — acumulando assuntos diferentes dentro da investigação.
O NYT conversou com o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, que disse que os ministros estão “salvando a democracia” e que a última palavra será sempre do STF.