
Como ver a ‘Lua de Sangue’ nesta madrugada; próximo eclipse total só em 2029
- 13-03-2025 15:45
Nesta sexta-feira (14), o primeiro eclipse de 2025 poderá ser observado em todo o Brasil. Esse fenômeno, conhecido como Lua de Sangue, ocorre quando o satélite natural da Terra é encoberto pela sombra do nosso planeta, adquirindo uma coloração avermelhada para os observadores na Terra.
O evento começará às 2h09, momento em que a sombra da Terra começará a ocultar gradualmente a Lua, tornando o eclipse perceptível sem a necessidade de equipamentos. A fase total do eclipse lunar, em que a Lua ficará completamente coberta, terá início às 3h26, atingirá seu ápice às 3h58 e se encerrará às 4h31.
Como os signos sentirão o impacto?
A astróloga e psicoterapeuta Eunice Ferrari explicou à CNN os efeitos do eclipse de acordo com os signos. O evento ocorrerá no signo de Virgem, e a influência será sentida mais intensamente pelos signos que possuem Sol, Lua, ascendente ou planetas entre os 17 e 27 graus de Virgem, Peixes, Gêmeos e Sagitário.
• Virgem e Peixes — Transformações profundas: Sendo os signos diretamente envolvidos no eclipse, os virginianos podem passar por mudanças significativas na forma como lidam com suas rotinas e responsabilidades, enquanto os piscianos podem vivenciar explosões emocionais e revelações importantes sobre sua espiritualidade e propósito de vida.
• Gêmeos e Sagitário — Desafios na comunicação: Esses signos podem enfrentar desafios nas comunicações e nas relações interpessoais. Questões pendentes podem surgir, exigindo ajustes na maneira como se expressam e interagem com os outros.
Para os demais signos, os efeitos serão mais suaves, afetando principalmente as áreas de vida (casas astrológicas) tocadas pelo eclipse. Eunice aconselha: “Mudanças são inevitáveis, e o melhor é seguir o fluxo natural da vida, sem tentar controlar o processo”.
Ela também destaca que o eixo Virgem/Peixes, que rege a purificação, começa a influenciar o cenário astrológico este ano e continuará até meados de 2027. O eclipse marca o início de um período em que a vida prática e emocional devem ser equilibradas, alinhando nossos objetivos e vida espiritual. Esse é um momento de redirecionamento de metas e de cuidados com a saúde de forma integral — corpo, mente, emoções e espírito.
Além disso, com a presença de Saturno, o nodo lunar em conjunção e em bom aspecto com Marte — que já está em movimento direto em Câncer — o eclipse traz um convite à responsabilidade e ao compromisso para todos do zodíaco.
Como observar o eclipse total da Lua?
Ao contrário do eclipse solar, o eclipse lunar pode ser observado a olho nu, sem a necessidade de proteção especial. Para uma melhor visualização, é recomendado procurar locais com visão desobstruída para o leste, direção onde o Sol nasce, já que a Lua estará visível no céu durante o fenômeno. Isso ocorre porque os eclipses lunares acontecem na fase de Lua Cheia, quando a Lua surge no céu ao mesmo tempo que o Sol se põe.
Para quem estiver em áreas com pouca visibilidade, uma alternativa é acompanhar a transmissão ao vivo do Observatório Nacional, que começará às 0h30 (horário de Brasília).
Não perca essa oportunidade única, já que o próximo eclipse total da Lua ocorrerá apenas em 2029!