A resposta de Janja para a fala de chanceler alemão sobre a COP

Em entrevista à CNN, a primeira-dama Janja da Silva respondeu às críticas feitas pelo chanceler alemão Friedrich Merz sobre a realização da COP30 em Belém. Ela classificou a fala como “infeliz e mal colocada” e argumentou que ele não vivenciou verdadeiramente o evento.

Durante a Cúpula de Líderes, antes do início da COP30, Merz afirmou que a comitiva alemã ficou feliz de retornar à Alemanha e que ninguém manifestou interesse em ficar em Belém.

Segundo Janja, Merz limitou sua experiência às reuniões, sem explorar a verdadeira proposta do evento na região amazônica.

“Ele chegou aqui, entrou numa sala com ar-condicionado e não viveu a COP. Ele não deve ter tomado um tacacá, ele não deve ter visto um carimbó, ele não deve ter visto uma aparelhagem”, afirmou.

Janja, que já participou de outras duas edições da cúpula climática da ONU, afirmou que a escolha de Belém como sede do evento foi estratégica, visando proporcionar aos participantes uma experiência mais próxima do território amazônico.

Apesar das críticas, a primeira-dama ressaltou a importância de manter as boas relações com a Alemanha, destacando o compromisso do país europeu com o Fundo de Florestas. “A Alemanha é um parceiro importante, e eles declararam que vão fazer investimento no fundo”, pontuou.

Janja elogiou o papel da população local no sucesso do evento. “A receptividade que as delegações tiveram da população de Belém é extraordinária. Está todo mundo muito feliz. Essa COP vai ficar para a história, ela vai ser uma virada de chave na história das COPs”, concluiu.

Informações: CNN Brasil

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *