O Governo do Amazonas decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira (29), em razão da participação da Seleção Brasileira na segunda fase da Copa do Mundo de 2026.
A medida foi publicada após a classificação do Brasil para a fase eliminatória da competição. Com isso, os servidores estaduais terão um período prolongado de folga, já que nesta sexta-feira (26) também foi decretado ponto facultativo em função da abertura do Festival de Parintins 2026.
No decreto, o Governo destaca a importância dos jogos da Seleção Brasileira para a rotina dos brasileiros. “Considerando os dias e horários previstos para a realização da Copa do Mundo da Fifa 2026 e a repercussão, na rotina diária dos brasileiros, dos jogos em que participe a Seleção Brasileira, especialmente em face da classificação para a fase de 16 avos da referida Copa do Mundo”, diz trecho do documento.
A Seleção Brasileira garantiu a liderança do Grupo C após vencer a Escócia por 3 a 0 na última quarta-feira (24). O próximo compromisso da equipe será na segunda-feira (29), às 13h, horário de Manaus, contra o segundo colocado do Grupo F, que ainda será definido.
O decreto é válido para órgãos da administração direta, autarquias e fundações do Estado. No entanto, os serviços considerados essenciais, especialmente os da área da saúde, continuarão funcionando normalmente para garantir o atendimento à população.
A expectativa é de que milhares de amazonenses acompanhem a partida decisiva da Seleção, que busca avançar às oitavas de final da Copa do Mundo de 2026.







