O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), aparece entre os gestores municipais com pior avaliação do país, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Veritá. Com apenas 18,1% de aprovação, o chefe do Executivo municipal ocupa a 25ª posição entre os 26 prefeitos de capitais brasileiras, ficando à frente apenas da prefeita de Campo Grande (MS), Adriane Lopes.

O ranking avalia o desempenho dos prefeitos a partir da percepção da população das capitais e mede o nível de respaldo dos gestores junto aos cidadãos. De acordo com o Instituto Veritá, a pesquisa ouviu mais de 100 mil moradores, dos quais cerca de 30 mil concluíram integralmente o questionário, composto por 77 perguntas. A margem de erro estimada varia entre 2% e 3%, para mais ou para menos.
Ao todo, foram analisados 52 indicadores, sendo 51 relacionados aos serviços públicos municipais e um referente à avaliação geral do prefeito. Esses indicadores são resultado da consolidação de 91 temas considerados prioritários pela população, distribuídos em 18 áreas distintas de avaliação da gestão pública.
O resultado reforça dados já apontados por outro levantamento. Em dezembro de 2025, pesquisa realizada pela consultoria AtlasIntel mostrou que a aprovação pessoal de David Almeida era de 23%, enquanto 70% dos manauaras desaprovavam sua gestão. Na ocasião, o prefeito também figurava como o segundo pior avaliado entre os prefeitos de capitais, atrás apenas da prefeita de Campo Grande — posição que se repete na pesquisa mais recente do Instituto Veritá.
Apesar dos números negativos, críticos apontam que o prefeito estaria concentrando esforços no cenário eleitoral, intensificando a entrega de obras e utilizando a estrutura da prefeitura como vitrine política, em meio a questionamentos sobre a efetividade da gestão e a qualidade dos serviços prestados à população.







