A ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, expressou em uma entrevista publicada na quinta-feira (30), que estava decepcionada com o ex-presidente Joe Biden e que ele não estava focado no sucesso dela. Kamala afirmou que uma ligação telefônica frustrante com Biden antes do debate com Donald Trump mostrou isso a ela, citando um exemplo do porquê de ter um relacionamento “complicado” com Biden. Kamala afirmou que uma ligação telefônica frustrante com Biden antes do debate com Donald Trump mostrou isso a ela, citando um exemplo do porquê de ter um relacionamento “complicado” com Biden. “Minha conclusão é que a motivação dele era completamente egoísta”, declarou ela no podcast “The Diary of a CEO”. “Ele não se importava com o meu desempenho no debate”, acrescentou a democrata.
Harris relatou a ligação, momentos antes do confronto crucial com Trump, na qual Biden lhe disse que “um grupo de pessoas” estava falando mal dela na Pensilvânia, um estado-chave das eleições, “porque tinham ouvido que eu falava mal dele”.”Me disseram que ele queria me ligar para que eu estivesse preparada”, falou ela. “Eu estava convencida de que era para me encorajar e dizer: ‘Vai lá e arrasa!’… Quando desliguei o telefone, foi simplesmente… inacreditável, e sim, fiquei com raiva e profundamente decepcionada. Foi totalmente desnecessário.” O lançamento desse episódio do podcast fez parte da turnê de divulgação de Kamala para promover seu livro “107 Dias”. Essa foi a última conversa sincera da ex-vice-presidente na qual ela analisou o que aconteceu durante sua breve e malsucedida candidatura presidencial, bem como as consequências de sua derrota.
Relação de Kamala Harris e Joe Biden
A ex-vice-presidente afirmou que continua amiga de Biden, que, segundo ela, ligou para ela dois dias antes da entrevista para lhe desejar feliz aniversário. “Eu gosto muito dele, (mas) houve momentos, sobre os quais fui muito honesta, em que ele me decepcionou profundamente e, francamente, me deixou com raiva”, falou ela. A democrata também discutiu sua percepção do estado de espírito de Biden antes do desastroso debate de junho de 2024 contra o então candidato Trump. Na entrevista, ela afirmou que não acreditava que o ex-presidente realmente quisesse participar do debate pré-eleitoral, mas sim que ele foi persuadido.
“É como qualquer competição em que você entra, seja um leilão ou um esporte: você tem que querer, certo?”, falou Kamala. “Se você não quer competir, isso certamente afetará seu desempenho, e eu não acho que ele… tenho quase certeza de que ele não queria debater.” A ex-vice-presidente também insinuou que está aberta a se candidatar à presidência novamente. “Acho que o motivo para me candidatar novamente reside na possibilidade de fazer a diferença”, afirmou ela. “(Eu me candidatarei) se eu sentir que posso oferecer algo como presidente dos Estados Unidos que não apenas inspire o povo americano, mas também nos coloque no caminho certo”, acrescentou. Kamala Harris foi questionada se acreditava que poderia transmitir essa mensagem ao país. “Foi por isso que me candidatei da última vez”, falou ela. “Teremos que ver o que acontece nos próximos meses.”







